Começam as Reuniões Entre Argentina e Uruguai Para Sediar a Copa do Mundo de 2030

O primeiro encontro foi esta semana na Casa Rosada

68

A Copa do Mundo do Brasil já passou, e se você não percebeu como o tempo voou, no ano que vem já tem copa outra vez. O tempo está passando tão rápido que Argentina e Uruguai já estão pensando no evento de 2030.

Autoridades políticas e representantes de federações de futebol da Argentina e do Uruguai reuniram-se essa semana em Buenos Aires para preparar a sua candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, quando completam 100 anos da realização do primeiro mundial de futebol no Uruguai.

A reunião que aconteceu na Casa Rosada da o início formal do trabalho para pleitear organizar o evento, um ano depois que o presidente argentino Mauricio Macri e seu colega uruguaio, Tabaré Vazquez, anunciaram a intenção da realização do evento de forma conjunta.

Sendo assim, já foi formada uma equipe coordenadora de trabalho composta pela Secretaria Geral da Presidência da Argentina e Secretaria de Esportes da Nação do Uruguai, em conjunto com os Ministérios do Turismo dos dois países, a Associação de Futebol Argentina (AFA) e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF).

Conforme relatado pela Presidência argentina em um comunicado, a nomeação já foi informada aos presidentes da FIFA e da Confederação de Futebol da América do Sul (Conmebol).

Logotipo conceito para a Copa de 2030

O ano de 2030 é especial por conmemorar os 100 anos do mundial de futebol idealizado pelo francês Jules Rimet. A candidatura em conjunta entre os dois países é uma solução para o tamanho que a competição tomou, e o desejo do presidente da FIFA, Gianni Infantino, em continuar inflando a competição com mais participantes.

Cartaz da da primeira Copa do Mundo de 1930

Muito diferente do ano de 1930, o Uruguai não teria capacidade nem infraestrutura de sediar sozinho tamanho evento. Visto como aconteceu em 2002 no Japão e Coréia do Sul, essa união de força entre vizinhos poderia trazer muitos benefícios e também a Copa do Mundo outra vez para a América do Sul.

Confira abaixo a final da copa de 1930 entre…. Uruguai e Argentina