Aventura é a Pedida? Não Deixe de Explorar o Glaciar Upsala

Navegar em caiaques pelos templos gelados do glaciar Upsala é uma aventura para qualquer época do ano.

68

Navegar entre os templos do glaciar Upsala, localizado na província de Santa Cruz, é uma aventura única no mundo.

Tanto pela experiência de guiar um caiaque entre os grandes blocos de gelo que flutuam nas águas azuis do Lago Argentino, como pela impactante beleza da paisagem dos bosques patagônicos.

O Upsala é um grande glaciar que cobre um vale composto e alimentado por vários glaciares, o Parque Nacional Los Glaciares. O seu nome se deve ao fato da Universidade de Uppsala (upsala é a ortografia antiga), da Suécia, ter realizado o primeiro levantamento da região no século XX.

Os campos de gelo do Upsala cobrem uma extensão de 765 km² e suas paredes alcançam até 60 metros de altura.

Uma grande vantagem desse passeio nesse lugar incrível é que ele pode ser feito em qualquer época do ano, segundo os guias da empresa Calafate Montain Park (CMP).

Os turistas que animam a enfrentar essa aventura partem em um microônibus que sai do El Calafate, indo até o Porto de Punta Bandera, onde são recebidos por guias especializados que convidam os visitantes a subir a bordo do ferry.

Durante o trajeto de três horas ao longo do lago, os turistas são servidos com doces, petiscos e bebidas quentes.

Hora de ir pra água de verdade. A aventura no caiaque começa com breves instruções sobre o uso do equipamento de remo e todos os protocolos de segurança.

Depois do aquecimento se inicia a visita guiada onde os turistas remam durante duas horas aproximadamente, dependendo das condições climáticas.

Se você, assim como a maioria, não tem tanta intimidade com o remo e o caiaque, não se preocupe. Os guias profissionais adaptam o ritmo do percurso de acordo com o nível de destreza e capacidade física do grupo da vez.

Durante o passeio, os participantes navegam entre imensos blocos de gelo sob uma água “trincando” que pode ser enfrentada apenas com traje apropriado, um pouquinho complicado para se vestir mas nada que atrapalhe.

“Navegar em frente ao glaciar é um prazer quase tão intenso quanto o frio que emana dos gelos”, afirma Héctor Bonafonte, um visitante cordobês que se encantou com a experiência.

Além do passeio de caiaque há também uma outra opção realizado pela mesma empresa, chamado de “Balcones de Calafate”.

Nesse caso, todo o trajeto é feito em caminhonetes 4×4 e, durante o percurso, se chega a um monte localizado a 1600 metros acima do nível do mar, onde se permite vistas panorâmicas fantásticas da paisagem.

Também há circuitos para se fazer pilotando motos de neve ou quadriciclos, mas esses dependem diretamente do clima.

Já esteve no glaciar Upsala?
O que achou? Se tiver dicas do passeio, compartilhe com a gente nos comentários.