Como Usar Uma Bicicleta Compartilhada Grátis em Buenos Aires

1004

Usar uma bicicleta para fazer turismo, estar em forma, conhecer a cidade de uma maneira incrível e o melhor de tudo: não gastar um centavo com isso.

O governo da cidade de Buenos Aires disponibiliza bicicletas grátis por uma grande parte da cidade. São como as do Itaú que você encontra em São Paulo ou Rio de Janeiro, porém essas são grátis.

A cidade de Buenos Aires é bem plana e possui uma impressionante malha de ciclovias (165 Km) e que vale a pena ressaltar, estão bem protegidas da via principal por um paralelepípedo.

O objetivo primário dessas bicicletas é para que as pessoas deixem o carro em casa e se locomovam para o trabalho em duas rodas, por isso, nos dias de semana a prazo limite para o uso de cada bicicleta é de 1 hora, podendo ser renovado por mais uma hora simplemente passando por qualquer outro posto de bicicleta e revalidando por outra hora e assim por diante.

Contudo, as bicicletas não são disponibilizadas somente para os locais, porém estão também ao alcance dos turistas. Basta fazer o seu registro e retirar a “magrela”.

O passo-a-passo é assim:

  1. Registre-se na página clicando AQUI. (Lembrando que apellido é o seu sobrenome, e na opção tipo de documento, coloque o número do seu passaporte. Caso tenha ingressado na Argentina com o seu RG, escolha a opção DNI).
  2. Anexe uma foto do seu documento de identidade / passaporte depois de preencher o formulário.
  3. Faça dowload do app Ecobici para IOS ou Android. O app foi desenvolvido por uma empresa brasileira, assim que ao se instalar em seu celular, ele já estará em português.
  4. Aproxime-se de algum dos pontos de bicicletas espalhados pela cidade (mapa dos pontos), faça login no aplicativo, coloque o número da estação, escolha a bicicleta que você quer e pronto!

Caso não tenha smartphone ou não tem como baixar o app, você também pode fazer o trâmite em uma comuna da cidade (sub-prefeitura) apresentando o seu passaporte ou RG e você receberá um cartão para ser usado nos terminais.

As sedes comunais habilitadas são: Comuna 1, Comuna 2, Comuna 3 (Subsede), Comuna 4 (Subsede), Comuna 5, Comuna 6, Comuna 7, Comuna 8, Comuna 9, Comuna 10, Comuna 11, Comuna 12, Comuna 13, Comuna 14 e Comuna 15.

Para saber onde estão as comunas da cidade de Buenos Aires clique no link.

Suponhamos que você achou todo esse trâmite muito complicado, então poderá optar pela a opção paga. O Banco Itaú possui sua própria frota de bicicletas, e se você é cliente do banco no Brasil, tem as duas primeiras horas de aluguel grátis. Caso não, serão cobrados 35 pesos argentinos por hora.

Caso esteja interessado na facilidade que o banco brasileiro te oferece, conheça as tarifas, termos e condições e faça a sua reserva através do link.

Agora é só agarrar a bike e bom passeio.