¡Búzios es de Argentina!

Sabe qual a melhor praia argentina que existe? A melhor e principal praia argentina é BÚZIOS!

88

Texto de nosso colaborador Luca Amaral.

Certa vez alguém me perguntou:

– Sabe qual a melhor praia argentina que existe?

Pensei comigo: “Bom, definitivamente Mar del Plata! La Feliz, como é conhecida o principal balneário argentino, sem duvidas é ela. A não ser que a pessoa esteja pensando em Mar del Tuyú ou Pinamar. Enfim, questão de gostos pessoais, mas pra mim é Mardel!”

Com convicção a pessoa respondeu:

– A melhor e principal praia argentina é BÚZIOS!

Eu que já havia passeado e me encantado pelas ruas da cidade por mais de uma vez e já sabia que sua rede hoteleira era dominada em grande parte por argentinos, mergulhei em uma pesquisa e encontrei o que ficou conhecido na cidade como “A Invasão Argentina no fim dos anos 70”

Invasão essa que ajudou a desenvolver e muito a cidade… Mas como e porque se deu tudo isso?

Historicamente, o turista argentino descobriu o Brasil antes que o turista brasileiro descobrisse a Argentina. Antes do inicio da sangrenta ditadura em 1976, o fluxo de argentinos que visitavam a costa brasileira para veranear era muito significativo, e após o inicio da tomada do poder pelos militares, muitos decidiram viver no Brasil.

Antes disso é claro, a atriz francesa Brigitte Bardot, estrela de cinema, já havia em 1964, mostrado Búzios – na época uma pacata vila de pescadores e distrito de Cabo Frio – aos olhos do mundo, quando passou férias no local naquele verão.

O numero de turistas aumentou absurdamente depois daquela visita, ao ponto de Bardot retornar no verão de 1965 e não encontrar a mesma tranquilidade de antes.

Curiosamente, no verão de 65, Bardot ficou hospedada na casa de um argentino, Ramon Avellaneda, na atual Rua das Pedras.

Uma década depois ocorreu o grande deslocamento de argentinos para a cidade, onde a principal fonte de renda destes passou a ser o serviço hoteleiro, ainda pouco explorado naquela altura se comparado ao potencial que ela demonstrava ter para o turismo.

Com a consolidação da cidade como um destino turístico, o número de argentinos que escolheram a cidade para viver aumentou, e o principal: Ajudaram a espalhar as belezas da cidade entre seus compatriotas, fazendo com que Armação dos Búzios ganhasse fama por lá e um lugar especial no coração dos turistas argentinos.  Turistas estes que a cada verão ajudam a povoar as praias e movimentar a economia local.

Grande parte dos argentinos que escolheram Búzios para viver são provenientes da província de Buenos Aires.

Cerca de 2.000 argentinos vivem atualmente na cidade, que possui em torno de 30.000 habitantes.

A língua mais falada em Búzios é o espanhol…  e com sotaque portenho!