Fuja de Armadilhas e Coma Bem em Buenos Aires

358

Se você que adora visitar a capital da Argentina e sempre se lamenta que nunca consegue encontrar os ótimos lugares para comer que todos dizem que há na cidade, eis aqui seu guia para aproveitar da melhor forma a gastronomia portenha, fugindo de lugares tradicionais como Puerto Madero.

A primeira dica é para evitar lugares no centro da cidade (ao redor do obelisco). Inicialmente essa parte da cidade não é um bom lugar para comer nem se hospedar. Nessa região você vai encontrar comidas a preços razoáveis, porém muitas sem qualidade e não vai ser ai que encontrará aquele bife de chorizo que desmancha no prato.

Segue agora uma lista de lugares para visitar e não há problema em usar o seu espanhol ou mesmo “portunhol” (estilo estoy con fueme ou quiero una cueca-cuela) porque todos os garçons já estão acostumados em servir o público brasileiro.

Caso queira comer algo simples como empanadas (uma espécie de salgado recheado com frango, queijo, presunto, etc), vá direto pro Cumaná que fica na Recoleta.

Endereço: Rodríguez Peña 1149

O Bblue Deli & Natural Bar, em Palermo Soho: tudo de blueberry. O suco é sensacional e o cheesecake de blueberry não fica atrás

Endereço: Armenia 1692

O cafe Oui Oui é um “must go”. Todo em estilo francês vintage. Aí você pode tomar café da manhã, almoçar ou até mesmo algo entre os dois, o brunch. Cuidado a pedir os pratos pois esses são MUITO fartos e é sempre bom é bom evitar desperdícios. Não se esqueça de pedir uma jarra de limonada.

Nicaragua 6068

Caso você quer ser mais tradicional e comer uma pizza, talvez se assustará  com as pizzas portenhas que são bem altas, ou seja com muita massa ao estilo Pizza Hut. Outra coisa que vem em excesso é o queijo, as pizzas portenhas costumam vir com com muito, muito, muito queijo. Vale a pena lembrar que a variedade de sabores não é o forte, sendo sempre feitas queijo (muito), pimentão vermelho, rúcula, tomate seco, brócoli, cebola, presunto comum ou presunto de parma. Não existe pizza de carne seca, estrogonofe ou frango com catupiri como estamos acostumados no Brasil.

Entretanto a pizzaria que se diferencia de tudo é a Romario (nome sugestivo não?). Esse bar / pizzaria está presente em vários lugares da cidade.

Endereços: Juncal 2864, Arenales 2007, Vicente López 2102 e Beruti 2601

No bohemio bairro de Parlemo, perto da avenida Córdoba, há um restaurante armênio/árabe  que se chama Sarkis. É simplesmente magnífico, magnífico, magnífico (sim três vezes). Os pratos são muito parecidos ao que temos de comida sírio-libanesa no Brasil, porém com um toque portenho. Não se esqueça de chegar cedo, cerca das 9 da noite porque sempre lota.

Endereço: Thames 1101

Agora para comer carnes, há uma cadeia de restaurantes que possuem diferentes nomes porém seguem o mesmo estilo típico de restaurante criollo (comida da fazenda). O custo benefício desse restaurante é incrível, com combos de carnes maravilhosas, sendo recomendado pedir o bife de chorizo, bife de lomo ou entrañas (não se preocupe é um corte de carne muito saboroso). Os pedidos vêm todos servidos em pratos de barro ou madeira e são acompanhados de pão caseiro e salada césar. ou purê de batata.

Entraña com salada e guacamole

Os restaurantes são:

  • Las Cabras – Fitz Roy 1795
  • La Cholita – Rodríguez Peña 1165
  • Las Cholas – Arce 306
  • La Colorada – Migueletes 840
  • La Hormiga – Armenia 1680
  • La Clotilde – Jerónimo Salguero 2692

Pra finalizar, a joia da coroa, La Cabrera. Esse maravilhoso restaurante localizado no coração de Palermo é simplesmente considerado um dos 50 melhores restaurantes da América latina, porém não é por isso que ele seja impagável.

Endereço: José Antonio Cabrera 5099

Dica: quando for jantar ou almoçar em algum destes restaurantes, vá com a barriga vazia, bem vazia.