Conheça as novas moedas de 1 e 5 pesos

Por enquanto as novas moedas existirão simultaneamente às moedas antigas, segundo aclaração do Banco Central Argentino

71

Pouco a pouco as novas moedas começam a ser distribuidas às entidades bancárias. Formam parte da nova família de moedas argentinas denominadas “Árboles de la República Argentina” (em português: árvores da República Argentina), composta por quatro valores: 1, 2, 5 e 10 pesos.

As imagens das moedas representarão as principais árvores da flora Argentina, que são: o jacarandá para a moeda de 1 peso, o “palo borracho’” para a moeda de 2 pesos, o “arrayán” para a moeda de 5 pesos e o “calden” para a de 10 pesos.

A nova moeda de 1 peso é feita de aço eletrodepositado com cobre, o que dá sua tonalidade avermelhada.

Mede 20mm de diâmetro e pesa 4,3gr, ou seja, é um consideravelmente menor que a moeda que circula atualmente, e chega a se assemelhar à uma moeda de 1 dólar americano.

Já a moeda de 5 pesos é feita de aço eletrodepositado com níquel, o que confere à mesma a cor prateada. Pesa 7,3 gr e de diâmetro mete 23 mm.

Novas moedas de 1 e 5 pesos

 

O Banco Central explica que, assim como as novas notas do país, que são ilustrada com animais nativos a escolha das árvores para as novas moedas também busca celebrar o valor dos recursos naturais da Argentina e semear consciência sobre a preservação ambiental.

Plano de normalização do dinheiro circulante

O lançamento dessas novas moedas forma parte do chamado “Plan de normalización del dinero circulante”, que também colocou em vigência as notas de 200, 500 e 1.000 pesos, além da destruição de mais de 1milhão de notas deterioradas.

 

Ya circulan las nuevas monedas de 1 peso: son más chicas y de color rojizo

 

Comentários

comentários