El Chaltén, um Povoado Mágico aos Pés da Montanha Fitz Roy

Destino imperdível na patagônia argentina.

43

A Patagônia Argentina esconde tantas maravilhas que não seria possível resumir em um único texto.

 El Chaltén é um município situado no Estado de Santa Cruz ao sul da Cordilheira dos Andes e extremo oeste da Patagônia Argentina, conhecido como a capital do trekking.

Literalmente aos pés da montanha, El Chaltén é a porta de entrada para a montanha Fitz Roy, nas margens do Río de las Vueltas. Está situado em terras do Parque Nacional Los Glaciares.

Em 2014 El Chaltén obteve o segundo lugar no ranking das Melhores cidades do Mundo para se conhecer, do guia de viagens Lonely Planet, ficando atrás somente de Washington DC, como primeiro lugar tanto de Argentina como de toda América Latina.

Montanhas imponentes e lagos de um azul único completam o cenário perfeito para os amantes de tal esporte.

Situada a mais ou menos 200km de El Calafate, El Chaltén não costuma fazer parte da rota dos viajantes brasileiros que percorrem a patagônia muito provavelmente por falta de conhecimento a respeito do lugar.

Na cidade com ar de velho-oeste patagônico, vivem menos de 1000 habitantes, porém está perfeitamente equipada com diversos restaurantes, bares, cafés e hosteis para proporcionar uma excelente estadia à grande demanda de turista que a visita todos os anos.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de El Calafate, servido por voos regulares da Aerolineas Argentinas que partem do Aeroparque de Buenos Aires. De El Calafate há um bom número de ônibus que chegam a El Chaltén, via Ruta 40 e Ruta 23, assim como é possível alugar um carro no próprio aeroporto de El Calafate para fazer o percurso por conta própria.

O que levar

A patagônia é uma região onde clima pode variar drasticamente durante todo o dia, por isso é importante levar capa de chuva, protetor solar, boas botas de caminhada impermeáveis, agasalhos e óculos escuros.

Melhor Época

A melhor época para visitar El Chaltén é sem dúvidas o verão, devido a que a maioria de suas atividades são relacionadas ao trekking a céu aberto.

O que fazer

A principal atividade em El Chaltén é o trekking, ou seja, caminhada.
Há trilhas de vários níveis de dificuldades, mas a maioria e mais belas são longas.
Não é necessária a contratação de guias pois as trilhas são bem demarcadas e é possível conseguir mapa nos hotéis.

Laguna Torre – Trilha de dificuldade moderada de aproximadamente 19km que passa por subidas e descidas e boa vista para o Cerro Torre.

Laguna de Los Tres – Passa pelo Glaciar Piedras Blancas que está na primeira parte da trilha. São aproximadamente 19km.

Chorrillo del Salto – Um passeio rápido e fácil a poucos km da cidade, é possível ir andando desde o centro, e logo uma breve caminhada de 1km em um bosque patagônico até a cachoceira.

Laguna Capri– Trilha que oferece vista para a Laguna Capri e para a montanha Fitz Roy. Tem aproximadamente 12km.

Comentários

comentários