Florencia, Juan, Agustina… Conheça os Nomes Argentinos Mais Comuns

Entenda um pouco mais de como são os argentinos

1998

Algo que um brasileiro notará ao chegar na Argentina é a falta de variação de nomes no país. É muito comum que toda família tenha um Martín, um Nicolás uma Belén, uma Florencia, Agustín e uma Agustina (ou a variante Agostina que se tornou um personagem fictício no facebook, Agostina com O).

Estar em um lugar com um grupo de pessoas com esses nomes é quase uma regra, sendo que os nomes estarão no ciclo familiar, no ambiente de trabalho entre seus colegas locais.

E o porquê disso? Na Argentina, diferentemente de muitos países não se pode nominar uma pessoa com qualquer gentilício, e sim seguir uma lista de nomes regida pelo Código Civil e atualizada anualmente pelo Ministerio de Trabajo, Justicia y Gobierno, Dirección General del Registro Civil y Capacidad de las Personas, lista qual você pode consultar nesse link, e dentro dessas possibilidades o cartório aceitará o registro.

Segue abaixo uma lista mais ampla com os nomes argentinos

Masculinos: Nicolás, Fernando, Juan, Pablo, Diego, Martín, Agustín, Facundo, Matias, Hernán, German, Guido e Gastón.

Femininos: Florencia, Belén, Ayelén, Agustina (Agostina), Natália, Gabriela, Ana, Eugenia, María, Sofia, Candelaria e Romina.

CURIOSIDADE: Seguindo uma tradição espanhola, as argentinas aqui têm o primeiro nome com o prefixo Maria, por exemplo: María Belén, María Florencia, María Belén, etc. Entretanto elas não são chamadas de Maria, e sim pelo segundo nome. Tal fenomeno acontece também con nomes femininos no Brasil, porém de forma inversa.

Agora confira esses nomes em alguns cartazes de obras de teatro que estão ou estiveram em cartaz na cidade de Buenos Aires.

 

Note que além nomes repetidos, é um costume encurta-los sempre, seja em que ambiente esteja, por exemplo: Nicolás se transforma em Nico, Gonzalo em Gonza, Lorena em Lola, Luisa em Luli, María em Martu, Belén em Belu, Florencia em Floru, Matías em Mati.

 

 

Comentários

comentários