Recoleta vai contar com nova e moderna pista de corrida

Novidade no tradicional bairro portenho! Confira como vai ser a pista de corrida com sensores que custará $17 milhões de pesos.

22

Quem já andou pelos parques de Buenos Aires percebeu que os argentinos, assim como nós brasileiros, adoram praticar esportes e atividades ao ar livre.

A boa notícia da vez vai para os fãs de corrida, que em breve poderão contar uma pista de corrida super moderna, que está sendo construída no tradicional bairro da Recoleta.

O projeto

Já tem um tempo que a Plaza Rubén Darío se tornou um dos espaços públicos com maior atividades esportivas ao ar livre em toda a cidade.

Visando explorar o potencial da área, a Comuna 2 (Buenos Aires é organizada em 15 Comunas, a 2 é a responsável pela área da Recoleta) realizou uma avaliação das atividades aeróbicas mais comuns na praça em conjunto com a Participación Ciudadana.

Os vizinhos votaram pela implementação de um circuito de treinamento, que ganhou a votação com 38,9%, entre quase 15 mil participantes.

Projeto da nova pista. Imagem: LA NACION

A pista vai ter um total de 1280 metros de comprimento ao redor da praça, 1,22 m de largura e um sistema composto por 19 sensores integrados a uma central de monitoramento de rendimento de performance, conectados a um totem que mede a distância total percorrida, velocidade, ritmo cardíaco, entre outros.

A informação de cada corredor será individual e os dados estarão em uma pulseira que será entregue gratuitamente pela Comuna 2. A pulseira contém um chip personalizado que tem os dados de cada corredor.

+ Leia mais: Como Usar Uma Bicicleta Compartilhada Grátis em Buenos Aires

+ Leia mais: Dicas para Celebrar a Primavera em Buenos Aires

“Nosso bairro não conta com nenhum clube esportivo, mas são milhares de vizinhos que realizam atividades esportivas ao ar livre. Esse projeto vem para complementar uma solicitação dos vizinhos da Recoleta e bairros próximos. Além disso, ao implementar uma superfície de qualidade, evitamos lesões para os corredores. Este circuito esportivo também vem para organizar a área, delimitando espaço para pedestres e a ciclovia.”, explicou uma responsável pela Comuna.

Plaza Rubén Darío

A pista será construída sem precisar ocupar o espaço da praça, deixando-o livre para pedestres e ciclistas. Além da pista, serão adicionados alguns bancos de concreto e estruturas para alongamento.

Números da obra:

  • 1280 m de comprimento
    Será a extensão da pista que está sendo construída na Plaza Rubén Darío
  • 1,22 m de largura
    A medida é semelhante a de uma pista de corrida profissional
  • 15.000 pulseiras com chip
    Serão distribuídas entre os corredores para que possam se conectar com o totem interativo
  • 19 sensores
    Integrarão o Sistema de Monitoramento de Performance. Serão duas modalidades disponíveis: básico e avançado.
  • 17 milhões de pesos
    Foi o valor estipulado para a construção do circuito e a instalação dos modernos equipamentos
  • 3 meses
    É o prazo estimado de execução das obras, que começaram nas primeiras semanas de outubro e terminarão em janeiro de 2018.

Bem legal a iniciativa, né?!