O Doce de Leite é Argentino?

Comemoramos o dia do doce de leite com um pouco da história dessa iguaria. Será mesmo que o doce de leite foi inventado na Argentina?

277

Dia 11 de outubro se celebra o dia internacional do doce de leite. Já sabemos que os argentinos lideram o ranking de consumo dessa iguaria, tem até concurso pra definir o melhor doce de leite do país.

Pelas estadísticas, são mais ou menos três quilos anuais por habitante no país. Mas será que eles tem razão ao afirmar que o doce de leite foi inventado na Argentina?

O patrimônio gastronômico nacional na argentina é composto de quatro elementos principais: o churrasco, a empanada, o mate e o doce de leite e os argentinos são muito orgulhosos no momento de afirmar que essa última iguaria foi inventada em suas terras.

Flan con doce de leite, sobremesa tradicional em qualquer restaurante argentino.

A adoração ao doce de leite é tamanha que é normal que em qualquer sobremesa já seja em um restaurante ou algum doce industrial, o doce de leite seja ingrediente da receita. Tanto que no MC Donalds por exemplo você pode escolher entre dois gostos do sorvete: Baunilha ou Doce de Leite (sim, chocolate não é uma opção por aqui!!).

Baunilha, doce de leite ou combinado? Qual é a sua preferida?

Existe uma história que conta que a escritora Victoria Ocampo ao tentar impressionar o diretor de orquestras russo Igor Stravinsky com o melhor doce de leite que podia encontrar na Argentina, recebeu dele como resposta a seguinte frase: “Mas isso é uma comida da minha terra”, deixando todos sem palavras pois pensavam se tratar de algo totalmente local.

Segundo o mito contado no país, o doce teria sido inventado quando a cozinheira de Juan Manuel de Rosas acidentalmente teria se esquecido da panela de leite com açúcar no fogo.

Sendo esse o início do doce de leite ou não, acredite que você comprará uma briga muito feia com um argentino se tentar dizer que a iguaria não foi inventada aqui! Mas o certo é que se foi descobrindo que o doce era comido no sudeste asiático desde a antiguidade e daí passou para as Filipinas e pelo Pacífico também.

Independente da sua origem, o que não podemos negar é que o doce de leite argentino é um dos melhores que nós já provamos, já seja dos industrializados que se encontram baratinho no supermercado, ou os mais invocados de grandes marcas ou artesanais, encontrados em lojas especializadas!

Vai um churros com doce de leite aí?

Não deixe de prová-lo em todas as suas variações em sua visita ao país!