Faculdade Sem Vestibular na Argentina – Verdade ou Mito?

Tiramos todas as dúvidas e solucionamos os mistérios de como é estudar numa faculdade na Argentina e o ingresso nas universidades do país hermano.

431

É verdade e certo dizer que vestibular como conhecemos no Brasil, não existe na Argentina.

Não há uma prova eliminatória com vagas contadas e muita concorrência para entrar nas universidades do país.

Nas principais universidades você vai apenas com a documentação adequada e se inscreve. Simples assim.

Mas pera aí, tão simples?

Positivo! Entretanto, ao se inscrever na faculdade você não entra imediatamente e já começa a cursar o curso que você escolheu. Todas as universidades propõem um método de ingresso que é basicamente um “curso preparatório” para a carreira escolhida.

Vamos usar a UBA – Universidad de Buenos Aires –, uma das melhores universidades da América Latina, como exemplo para explicar como funciona isso.

Mas atenção! É importante ter em mente que cada universidade adota seu próprio método de ingresso, normalmente similar ao da UBA que vamos descrever abaixo e muitas vezes um pouco mais simples.

Quem pode estudar na UBA?

Na UBA, qualquer pessoa, seja argentino ou estrangeiro, pode se matricular para começar a estudar lá.

Porém, para começar oficialmente a carreira escolhida, é necessário fazer antes o CBCCiclo Básico Comum, que, como diz o nome, é comum para todos que entram na mesma área (exatas, humanas e biológicas).

Existem dois métodos de cursar o CBC, de forma presencial e online. O método online é chamado de UBA XXI, e nele você estuda em casa através da plataforma deles e só tem que ir na faculdade fazer as provas. Já no método presencial você frequenta as aulas normalmente.

O CBC tem várias sedes espalhadas pela cidade, todas em prédios da própria UBA, e você pode escolher onde fica mais fácil para você frequentar, caso escolha o método presencial. Conheça todas as sedes do CBC.

Para conhecer quais matérias do CBC você deve aprovar, de acordo com o seu curso, clique aqui.

Abaixo deixamos o exemplo do curso de Medicina (e relacionados), e dos cursos da FADU (Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo) para que vocês possam comparar e entender melhor como funciona. (se não conseguir ler, você pode conferir aqui)


Como aprovo o CBC?

O curso dura seis meses e são realizados 2 exames (que aqui são chamados de Parciales) para cada matéria, sendo que as notas vão de 0 a 10. Os exames são chamados de Parciais.

Para aprovar o CBC você deve cursar todas as matérias do mesmo e obter uma média de 7 pontos.

Se sua média está entre 0 e 3,5 você está reprovado e deve cursar a matéria outra vez.

Se sua média esta entre 4 e 6 você deverá realizar um exame final. Para ser aprovado neste exame final você deve obter nota 4, no mínimo.

O que acontece se eu reprovar em todas as matérias do CBC?

Não acontece absolutamente nada, ou seja, você pode simplesmente seguir cursando as mesmas matérias no ano seguinte e quantas vezes for necessário até aprovar todas e então poder ingressar no curso escolhido.

Lembrando que tanto o curso como a inscrição no CBC são completamente gratuitos.

Leia Mais: Ola brasileña? A Verdade Sobre Estudar Medicina na Argentina

Não é um método eliminatório, nem uma concorrência por vagas. Isso quer dizer que todas as pessoas que conseguem tirar mais de 4 na prova final do CBC são aprovadas e podem fazer o curso superior na UBA.

Quanto tempo levo para terminar o CBC?

O tempo indicado e “normal” de duração do CBC é de um ano, porém é sim possível fazer em menos. É possível, por exemplo, escolher algumas matérias no método UBA XXI e outras no presencial, ou pegar algumas matérias nos intensivos de verão e conseguir terminar em seis meses.

É possível, mas não é o mais indicado porque, ainda que pareçam poucas matérias não se engane, é preciso dedicar-se para chegar com nota 4 nos exames finais, além do mais, possivelmente você estará passando por toda a adaptação de viver em outro país, questões culturais e idiomáticas e tudo isso longe da família.

Conheça todos os cursos superiores oferecidos pela UBA. 

(ao clicar no escolhido será direcionado à página específica do mesmo onde poderá baixar o plano de estudo, entre outras informações.)

Esse artigo foi útil pra você??
Se sim, compartilhe com seus amigos que querem estudar aqui e não sabem como funciona essa coisa de vestibular na Argentina… 🙂